Entrada de prédio corporativo com Porta Azul <br />
					título: ACI Institute
					Subtítulo: Newsletter
Maio/2022
Caro(a) membro do ACI Institute, do Board Leadership Center Brasil e associada WCD,

quão diferente seria a composição dos conselhos de administração se fosse necessário fazer ajustes para melhor atender às necessidades atuais e futuras das empresas? O recorte brasileiro da pesquisa global do ACI Institute e Board Leadership Center da KPMG aponta que a maioria dos conselheiros faria mudanças na composição dos conselhos em que atua.

Nesta edição, você também confere o relatório sobre gerenciamento de riscos de terceiros, elaborado pela KPMG; os principais desafios em ESG e as perspectivas de CEOs do setor financeiro; os impactos da transformação digital nas diferentes áreas da empresa e como isso afeta a atuação do comitê de auditoria; e os desdobramentos em cibersegurança do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Marque este e-mail como “confiável” ou “não é spam” (veja como: Gmail; Outlook; Yahoo; UOL) para continuar recebendo nossos comunicados e materiais em primeira mão.

Fique à vontade para compartilhar os materiais com seus pares e outros membros de conselhos e comitês.

Boa leitura!



 
Diversidade
Desafios e oportunidades para a diversidade no conselho de administração
 
Para atender às necessidades atuais e futuras da organização, 69% dos conselheiros brasileiros fariam mudanças na composição dos conselhos em que atuam e apenas 13% não preveem mudanças nos membros nos próximos anos. Assegurar a competitividade e necessidades estratégicas são os principais fatores que impulsionam esse desejo de mudança. Os dados são da pesquisa realizada pela rede global do ACI Institute e Board Leadership Center da KPMG, que contou com a participação de mais de 700 conselheiros e membros de comitês em diferentes países e setores, incluindo o Brasil. “Isso mostra que os conselhos de administração brasileiros estão atentos às demandas do mercado, dos stakeholders e alinhados às tendências globais”, diz Fernanda Allegretti, sócia-diretora de Mercados, do ACI Institute e do Board Leadership Center da KPMG no Brasil.

Leia mais

 
Riscos
Pandemia aumentou o foco de conselheiros e executivos em riscos associados a terceiros
A pesquisa “Third-Party Risk Management Outlook 2022”, produzida pela KPMG com mais de 1.200 profissionais em diferentes países revelou que cerca de 7 em cada 10 (73%) executivos afirmaram ter sofrido pelo menos um incidente nos negócios provocado por terceiros nos últimos três anos e que o tema é prioridade estratégica para 85% deles. A falta de recursos foi destacada por 52% como o principal obstáculo para melhoria das práticas de TPRM. Interrupção da cadeia de suprimentos, ataques cibernéticos, riscos regulatórios e socioambientais, impacto à reputação e pressão econômica crescente são os maiores desafios para a gestão de riscos de terceiros nas empresas.

Leia mais

 
ESG
Falta de padronização em ESG está entre os maiores desafios para o setor financeiro
O estudo “Closing the disconnect in ESG data”, da KPMG e do Google Cloud, destaca alguns dos principais obstáculos encontrados por instituições financeiras ao tentarem assegurar e explorar os dados em ESG. O primeiro grande desafio é a falta de padronização dos dados, incluindo as variadas definições sobre boas práticas. Para responder à altura, o setor de serviços financeiros precisa dispor de soluções capazes de gerir os diferentes conjuntos de dados coletados em relatórios financeiros. É preciso investir em novas habilidades e recursos para transformar o volume massivo de dados em informações estruturadas e consistentes para análise.

Leia mais

 
Liderança
Propósito  e inovações tecnológicas como norteadores para CEOs do setor financeiro
Segundo o “Global Banking CEO Outlook”, da KPMG, líderes do setor financeiro estão otimistas sobre as perspectivas de crescimento de suas organizações, apesar das incertezas globais. Os principais motivadores são as oportunidades relacionadas às novas tecnologias e a integração entre propósito e valores corporativos às estratégias de negócio. Cláudio Sertório, sócio-líder de serviços financeiros da KPMG no Brasil, analisa: “os CEOs identificaram a proposta de valor para os funcionários como prioridade para atingir os objetivos de crescimento das organizações e estão investindo na qualificação dos talentos”. Entre os mais de cem entrevistados, 89% enxergam o propósito corporativo como fator de maior impacto na alocação de capital, alianças e estratégias de fusões e aquisições (M&A).

Leia mais

 
Transformação digital
Como comitês de auditoria podem se preparar para a acelerada transformação digital
À medida que a digitalização das operações torna-se a regra e não mais a exceção, alguns temas têm sido agregados às responsabilidades do comitê de auditoria. O impacto das novas tecnologias na gestão de talentos e nas áreas financeiras da organização é um desses tópicos. Para ajudar comitês de auditoria a navegar por esse cenário em constante transformação, a KPMG no Canadá elaborou a publicação “Digital transformation in the finance function” com algumas reflexões a serem consideradas por membros de comitês de auditoria ao avaliarem a transformação digital das empresas em que atuam.

Leia mais

 
Cibersegurança
Conflito Rússia-Ucrânia: considerações sobre cibersegurança
A invasão da Ucrânia pelo governo russo intensificou ainda mais as preocupações com ameaças cibernéticas, como forma de retaliação às retiradas de operações da Rússia. Nesse cenário, líderes de negócios de infraestrutura crítica são considerados alvos prioritários devido ao impacto causado por interrupções nas operações. Líderes executivos, conselheiros e membros de comitês devem estar atentos à resiliência e à preparação cibernética das empresas, considerando controles internos e políticas de proteção, monitoramento da cibersegurança, papel da força de trabalho e riscos de terceiros para conduzir os negócios em meio ao conflito.

Leia mais

 
Próximos eventos
What workers want: o papel do conselho de administração na supervisão das novas relações de trabalho
Participe do evento organizado pelo Board Leadership Center da KPMG nos Estados Unidos para um debate sobre as novas dinâmicas de relacionamento com a força de trabalho.

Data: 16 de junho, quinta-feira

Horário: das 17h00 às 18h00 (horário de Brasília)

Faça a sua inscrição

80ª edição da Mesa de Debates do ACI Institute Brasil


Faça a sua inscrição
A próxima Mesa de Debates do ACI Institute Brasil ocorrerá presencialmente, no dia 23 de junho
(quinta-feira), das 8h30 às 11h30. Participe para acompanhar a apresentação e o debate exclusivos
sobre os resultados da 7ª edição do nosso estudo de Gerenciamento de Riscos.

Clique aqui para adicionar este compromisso à sua agenda
Local: Hotel Gran Mercure Ibirapuera 
Rua: Sena Madureira, 1355 - Vila Clementino, São Paulo 
 
Materiais  para consulta

Top Emerging
Risks 2022
Conselhos de
Administração: prioridades
para a agenda de 2022
Comitê de Auditoria:
prioridades para a
agenda de 2022
     
A Governança Corporativa
e o Mercado de Capitais –
16ª edição
Gerenciamento
de Riscos –
6ª edição
Pesquisa Retratos
de Família –
4ª edição

 
Gostou do conteúdo?

Fique à vontade para compartilhar com seus pares e outros membros de conselhos e comitês.

Recebeu esse e-mail de um colega? Assine a newsletter do ACI Institute Brasil e não deixe de receber as informações mais recentes sobre o cenário da governança corporativa do País e do mundo:

Quero me inscrever!

 
ACI Institute Brasil no LinkedIn
Já é membro do nosso grupo no LinkedIn?

Acesse, debata e compartilhe com seus pares os temas atuais de governança corporativa, gerenciamento de riscos e compliance.

Clique aqui e faça parte!
 
Clique aqui para acessar o portal do ACI Institute
ou envie um e-mail para acibrasil@kpmg.com.br.

 

Descadastre-se | Privacidade & Declaração

© 2022 KPMG Auditores Independentes Ltda., uma sociedade simples brasileira, de responsabilidade limitada e firma-membro da organização global KPMG de firmas-membro independentes licenciadas da KPMG International Limited, uma empresa inglesa privada de responsabilidade limitada. Todos os direitos reservados. COM220556

O nome KPMG e o seu logotipo são marcas utilizadas sob licença pelas firmas-membro independentes da organização global KPMG.