Entrada de prédio corporativo com Porta Azul <br />
					título: ACI Institute
					Subtítulo: Newsletter
Julho/2022
Caro(a) membro do ACI Institute, do Board Leadership Center Brasil e associada WCD,

as disrupções cada vez mais constantes no ambiente de negócios têm transformado os processos de governança corporativa e impulsionado revisões mais frequentes dos riscos emergentes. Conselhos e comitês precisam estar sempre atentos e alinhados quanto à supervisão dos riscos para conduzir suas empresas pelas instabilidades do cenário atual.

O aumento e a crescente sofisticação dos ataques cibernéticos, a transformação do perfil do consumidor e as novas exigências de órgãos reguladores são algumas das transformações que devem estar nas agendas de lideranças corporativas.

Marque este e-mail como “confiável” ou “não é spam” (veja como: Gmail; Outlook; Yahoo; UOL) para continuar recebendo nossos comunicados e materiais em primeira mão.

Fique à vontade para compartilhar os materiais com seus pares e outros membros de conselhos e comitês.

Boa leitura!


 
Caso você não tenha visto
Cresce a preocupação de empresas abertas brasileiras com riscos associados ao ESG
 
Entre 279 empresas abertas brasileiras, 71% mencionam riscos socioambientais e de capital humano em seus formulários de referência – um aumento de 5 e 7 pontos percentuais, respectivamente, em comparação com a última edição. As menções a riscos de governança inefetiva também aumentaram: de 49%, em 2021, para 63% neste ano. Os dados são da 7ª edição do estudo “Gerenciamento de Riscos – os principais fatores de risco divulgados pelas empresas abertas brasileiras”, elaborado pelo ACI Institute e Board Leadership Center da KPMG no Brasil. Riscos como de Tecnologia da Informação (79%, em 2022, e 67%, em 2021) e Covid19, pandemias e saúde pública (72%, em 2022, e 57%, em 2021) também aparecem entre os mais citados por companhias brasileiras.

Leia mais
 
Riscos
Supervisão de riscos: o papel do conselho de administração e dos comitês de assessoramento
As disrupções recentes colocaram em cheque processos de governança corporativa, sobretudo no que diz respeito ao gerenciamento de riscos críticos e emergentes. Neste novo ambiente, os conselhos podem precisar reavaliar as responsabilidades de supervisão de cada comitê, especialmente quando há sobreposição de atividades. A publicação “Clarifying committee oversight”, do Board Leadership Center dos Estados Unidos, traz considerações para auxiliar nesse processo, com foco em: ESG, gestão do capital humanocibersegurança, questões regulatórias tributárias, entre outros.

Leia mais

 
Cibersegurança
Conscientização de funcionários fortalece segurança cibernética
A implementação de um programa integrado de cibersegurança, que envolva funcionários em todos os níveis da organização torna-se essencial para a segurança das organizações no ambiente de crescente sofisticação de ataques cibernéticos. Klaus Kiessling, Sócio de Cyber Security e Privacidade da KPMG no Brasil, destaca: “as tecnologias são indispensáveis para aumentar a proteção digital, mas elas não consideram o elemento humano. É preciso pensar em uma abordagem holística, que considere o investimento nas pessoas como firewall humano para garantir que os princípios da segurança cibernética sejam cumpridos”.

Leia mais

 
Consumo e Varejo
Mudanças no perfil do consumidor impulsionam transformações no setor de consumo e varejo
Inovação constante, ESG e foco no cliente estão entre as tendências para o setor de varejo e consumo na América do Sul. Além disso, as disrupções provocadas pela pandemia indicam mudanças profundas na relação entre clientes e empresas. Para Fernando Gambôa, Sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, “os varejistas encontram um novo desafio nesse cenário e devem estar atentos aos novos ecossistemas, custos operacionais e ao foco na jornada para a construção de confiança, a partir da experiência dos consumidores como prioridade. Colocar o consumidor no centro é, antes de tudo, entender como as preferências individuais evoluem e definir um propósito empresarial alinhado com as novas demandas”.

Leia mais

 
Relatórios financeiros
Quarterly Outlook: desenvolvimentos contábeis e de relatórios financeiros
Os desenvolvimentos regulatórios sobre divulgações ESG vêm ganhando cada vez mais destaque, sobretudo a partir das novas regras propostas pela SEC. O regulador estadunidense também emitiu propostas relacionadas sobre a divulgação de riscos de segurança cibernética e novas proposições sobre Special Purpose Acquisition Companies (SPACs). Ao mesmo tempo, o Financial Accounting Standards Board (FASB) está revisando ativamente a sua agenda para acrescentar considerações sobre programas de crédito ambiental e ativos digitais. Esses são alguns dos destaques do "Q2 2022 Quarterly Outlook", publicação trimestral da KPMG que resume os principais desenvolvimentos contábeis e de relatórios financeiros.

Leia mais (em inglês)
 
Maturidade do Processo de Gestão de Riscos
 

A KPMG está realizando a 3ª edição da “Pesquisa da Maturidade do Processo de Gestão de Riscos no Brasil” com o objetivo de avaliar a evolução do processo de gestão de riscos no país, considerando os cenários político, econômico e tecnológico atuais.

O questionário ficará disponível até o dia 31 de julho.

Participe da pesquisa

Todas as questões são de múltipla escolha e todas as informações e respostas permanecerão estritamente confidenciais, preservando a identidade do respondente e as informações prestadas. Os resultados serão publicados somente de modo consolidado.
 
Materiais  para consulta

Top Emerging
Risks 2022
Conselhos de
Administração: prioridades
para a agenda de 2022
Comitê de Auditoria:
prioridades para a
agenda de 2022
     
A Governança Corporativa
e o Mercado de Capitais –
16ª edição
Gerenciamento
de Riscos –
6ª edição
Pesquisa Retratos
de Família –
4ª edição
     
Retrato da Conselheira
no Brasil
   
   

 
Gostou do conteúdo?

Fique à vontade para compartilhar com seus pares e outros membros de conselhos e comitês.

Recebeu esse e-mail de um colega? Assine a newsletter do ACI Institute Brasil e não deixe de receber as informações mais recentes sobre o cenário da governança corporativa do País e do mundo:

Quero me inscrever!

 
ACI Institute Brasil no LinkedIn
Já é membro do nosso grupo no LinkedIn?

Acesse, debata e compartilhe com seus pares os temas atuais de governança corporativa, gerenciamento de riscos e compliance.

Clique aqui e faça parte!
 
Sidney Ito
CEO do ACI Institute e do Board Leadership Center Brasil; Sócio em Riscos e Governança Corporativa da KPMG no Brasil Fernanda Allegretti
Sócia-diretora do ACI Institute, do Board Leadership Center Brasil e de Markets da KPMG no Brasil
Clique aqui para acessar o portal do ACI Institute
ou envie um e-mail para acibrasil@kpmg.com.br.

 

Descadastre-se | Privacidade & Declaração

© 2022 KPMG Auditores Independentes Ltda., uma sociedade simples brasileira, de responsabilidade limitada e firma-membro da organização global KPMG de firmas-membro independentes licenciadas da KPMG International Limited, uma empresa inglesa privada de responsabilidade limitada. Todos os direitos reservados. COM220696

O nome KPMG e o seu logotipo são marcas utilizadas sob licença pelas firmas-membro independentes da organização global KPMG.