Julho/2023
Caro(a) membro do ACI Institute, do Board Leadership Center Brasil e associada WCD,

com base em divulgações públicas das 200 maiores empresas abertas brasileiras, o estudo “KPMG ESG Yearbook Brasil 2023” traz uma análise das práticas de divulgação das informações de sustentabilidade e ESG. Os resultados apontam uma tendência positiva de aprimoramento das práticas, da comunicação e da conscientização em relação aos critérios ESG no Brasil.

Também nesta edição:

  Inovações tecnológicas suscitam preocupação com confiança e privacidade cibernética;
  Volatilidade do ambiente de negócios e pressões por mais transparência trazem à tona desafios regulatórios emergentes;
  8ª edição do estudo “Gerenciamento de Riscos” destaca o panorama de riscos nas empresas abertas brasileiras;
  Relatório do Fórum Econômico Mundial analisa o estado atual da paridade de gênero globalmente.

Esperamos que os conteúdos sejam úteis e colaborem com suas atividades do dia a dia. Fique à vontade para compartilhar os materiais com seus pares e outros membros de conselhos e comitês.

Boa leitura!

 
 
 
ESG



Evolução das divulgações de sustentabilidade está alinhada ao aumento das preocupações com clima, diversidade e transparência

Elaborado com base na metodologia ESG Research, o estudo “KPMG ESG Yearbook Brasil 2023 analisa as práticas de gestão em ESG divulgadas por empresas abertas brasileiras, em cinco temas prioritários para cada uma das dimensões: ambiental, social e governança corporativa. Quanto à transparência na governança, o levantamento mostra que as companhias listadas há mais tempo vêm evoluindo consistentemente desde 2018, indicando que um relacionamento mais longo com o mercado e os investidores pode influenciar positivamente o nível de transparência e a divulgação de informações ESG mais completas. Entre os desafios e tendências emergentes, o estudo destaca a preocupação com biodiversidade, a visão holística da cadeia de suprimentos e dos canais de venda, a inclusão de metas e objetivos de desempenho ESG aos pacotes de remuneração de executivos e administradores e a transparência fiscal.

Leia mais
 
 
 
Cibersegurança
 
Confiança, ética e privacidade de dados são algumas das preocupações em cibersegurança
 
Cerca de 8 em cada 10 executivos concordam que o uso crescente de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) levanta preocupações sobre ética e privacidade. Para 77%, o aumento da confiança é um objetivo-chave de seus programas de risco cibernético. Para Klaus Kiessling, Sócio de Cyber Security & Privacy da KPMG no Brasil, “a digitalização acelerada aumenta as preocupações quanto ao uso, compartilhamento e proteção de dados e, nesse ambiente, a construção de confiança com stakeholders é fundamental. Isso passa pela proteção dos dados e o tratamento transparente das informações coletadas pela empresa, incluindo a segurança cibernética na governança e na cultura corporativa, tornando-a parte integral dos negócios”.
 
Leia mais
 
 
Riscos
 
Novas regulações e pressões por mais transparência impulsionam desafios emergentes
 
Os riscos regulatórios são os mais mencionados por companhias abertas brasileiras em seus formulários de referência e estão entre as prioridades nas agendas de conselhos e comitês. Dada a volatilidade do ambiente regulatório e os desdobramentos de novas regulações e pressões de stakeholders, a KPMG elaborou o “Ten Key Regulatory Challenges of 2023: Mid-year Look Forward”. O material traz uma visão retrospectiva dos desafios regulatórios identificados no início do ano e uma análise sobre como acontecimentos recentes podem impactar perspectivas futuras, incluindo as disrupções no ambiente bancário, a polarização e a discordância de políticas públicas e os avanços em sistemas automatizados.
 
Leia mais (em inglês)
 
 
     
Caso você não tenha visto
 
Divulgada a 8ª edição do estudo sobre o gerenciamento de risco nas empresas abertas brasileiras
 

As instabilidades e os eventos disruptivos dos últimos anos, incluindo o conflito na Ucrânia e as consequências duradouras da pandemia, estão refletidos nas divulgações de riscos das companhias brasileiras. Com base nos formulários de referência de 293 empresas abertas do país, a oitava edição do estudo “Gerenciamento de Riscos”, do ACI Institute e do Board Leadership Center da KPMG no Brasil, traz um panorama das práticas e da percepção de riscos no país. Entre os fatores mais mencionados, destacam-se as questões regulatórias (96%), as questões regulatórias (96%), as condições político-econômicas e de mercado nacionais (96%) e internacionais (74%) e cibersegurança (80%).

 
Leia mais
 
 
Diversidade
 
Igualdade de gênero voltou a níveis pré-pandêmicos, mas o ritmo do progresso diminuiu
 
Segundo a edição de 2023 do “Global Gender Gap Index”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, a região da América Latina e Caribe atingiu 74% de paridade de gênero, sendo este o terceiro nível mais alto entre todas as regiões, atrás apenas da Europa e da América do Norte. Com uma paridade de 73%, o Brasil está no 57º lugar no ranking global (de 146 países) e alcançou o maior nível de paridade de gênero desde 2006. Apesar dos avanços, o relatório destaca que, no ritmo atual, ainda serão necessários mais de 50 anos para atingir a paridade plena de gênero na região e 131 anos no cenário global. O índice é o mais antigo sobre o tema e avalia anualmente o estado atual e a evolução de diferentes países.
 
Leia mais (em inglês)
 
 
     
 
 
85ª Mesa de Debates do ACI Institute
   
Sexta-feira
01
de setembro

08h15 às 12h00
(horário de Brasília)

Reserve a sua agenda para participar da 85ª edição da Mesa de Debates do ACI Institute Brasil, que ocorrerá presencialmente, no dia 01 de setembro. Haverá Welcome Coffee a partir das 08h15.

Local: KPMG no Brasil – 2º andar
Rua: Verbo Divino, 1400, São Paulo

Adicione este compromisso à sua agenda

Convite pessoal e intransferível, exclusivo para membros do ACI Institute Brasil. 

   
 
 
  Gerenciamento de Riscos: os principais fatores de risco divulgados pelas empresas abertas brasileiras – 8ª edição
  A Governança Corporativa nas Empresas Familiares Brasileiras
  Conselho de Administração: prioridades para a agenda de 2023
  Comitê de Auditoria: prioridades para a agenda de 2023
  A Governança Corporativa e o Mercado de Capitais – 17ª edição
  Retrato da Conselheira no Brasil
 
 
 
Sidney Ito
CEO do ACI Institute e do Board Leadership Center Brasil; Sócio em Riscos e Governança Corporativa da KPMG no Brasil Fernanda Allegretti
Sócia-diretora do ACI Institute, do Board Leadership Center Brasil e de Markets da KPMG no Brasil
Clique aqui para acessar o portal do ACI Institute
ou envie um e-mail para acibrasil@kpmg.com.br.
 

ACI Institute e o Board Leadership Center disseminam a importância das boas práticas de governança corporativa. Marque este e-mail como “confiável” ou “não é spam” (veja como: GmailOutlookYahooUOL) para continuar recebendo nossos comunicados e materiais em primeira mão.

 

 

Descadastre-se | Privacidade & Declaração

Rua Verbo Divino, 1400, Conjunto Térreo ao 801- Parte, Chácara Santo Antônio - CEP: 04719-911 - São Paulo, SP - Tel.: 55 (11) 3940-1500.

© 2023 KPMG Auditores Independentes Ltda., uma sociedade simples brasileira, de responsabilidade limitada e firma-membro da organização global KPMG de firmas-membro independentes licenciadas da KPMG International Limited, uma empresa inglesa privada de responsabilidade limitada. Todos os direitos reservados. COM230697

O nome KPMG e o seu logotipo são marcas utilizadas sob licença pelas firmas-membro independentes da organização global KPMG.