Newsletter ACI Institute Brasil
Novembro/2023
O Índice de Maturidade de Asseguração em ESG, elaborado pela KPMG, tem o objetivo de auxiliar as empresas na jornada de preparação para a divulgação das informações relacionadas ao ESG, à medida que o reporte evolui de uma abordagem voluntária para uma prestação de contas obrigatória e regulamentada.

Também nesta edição:

  Directors Quarterly, do Board Leadership Center dos Estados Unidos, destaca prioridades para conselhos e comitês;
  Novas normas de sustentabilidade exigem adaptação rápida das empresas para atender às expectativas de reguladores e stakeholders;
  Board Leadership Center, do Canadá, elabora um Guia ESG específico para Comitês de Auditoria;
  Aumento do custo de vida está no topo das preocupações para os respondentes da pesquisa “Risk that Matter”, da OCDE.

Esperamos que os conteúdos sejam úteis e colaborem com suas atividades do dia a dia. Fique à vontade para compartilhar os materiais com seus pares e outros membros de conselhos e comitês.

Boa leitura!
 
 
 
 
ESG



KPMG elabora Índice de maturidade de asseguração em ESG e destaca aumento da transparência para questões ambientais, sociais e de governança

Esse é o primeiro Índice de Maturidade de Asseguração em ESG, elaborado pela KPMG, em âmbito global e nacional, que serve como guia para ajudar as empresas a mensurar o progresso em 5 áreas: governança, capacidades, gestão de dados, tecnologia digital e cadeia de valor. “Quando a aprovação do CEO e do conselho é necessária, é imprescindível que haja o maior nível de compreensão, precisão e clareza dos dados ESG. Esta etapa é fundamental para se alcançar a prontidão para a asseguração.”, ressaltou Sebastian Soares, Sócio-líder de Asseguração da KPMG no Brasil e na América do Sul. 

Leia mais
 
 
Conselho de Administração
 
Mudanças climáticas e o conselho
 
Publicação do Board Ledearship Center, dos EUA, destaca que os conselhos devem discutir estratégias para antecipar e conter prejuízos causados por eventos climáticos severos e inesperados, que serão cada vez mais recorrentes. No entanto, os conselhos não devem enxergar as inciativas na área de sustentabilidade apenas como questões de compliance ou riscos, mas também como oportunidades para a criação de novos produtos, serviços e investimentos, redução de custos e consumo, e atração de financiamento público.
 
Leia mais (em inglês)
 
 
Regulação
 
Conheça as normas de sustentabilidade no Brasil
 
A partir da nova Resolução 193/23 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Brasil tornou-se o 1º país no mundo a adotar relatório de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade, com base nos padrões do International Sustainability Standards Board. O artigo da KPMG Brasil explica com detalhes em qual contexto essas exigências foram elaboradas e fala do papel do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade, que acompanha a implementação dessas normas e garante a adequação das empresas no país.
 
Leia mais
 
 
Está gostando do conteúdo?
 
Encaminhe essa newsletter para seus pares e outros membros de conselhos e comitês.

Recebeu esse e-mail de um amigo ou conhecido? Assine a newsletter do ACI Institute Brasil* para receber as informações mais recentes sobre o cenário da governança corporativa do país e do mundo.
* O cadastro é exclusivo para membros efetivos de conselhos de administração, conselhos fiscais e/ou comitês de auditoria.
 
 
Comitê de Auditoria
 
Escopo e qualidade das divulgações sobre ESG e sustentabilidade são prioridades para comitês de auditoria
 
Monitorar os riscos relacionados ao ESG, incluindo o escopo e a qualidade das divulgações, é uma das prioridades para comitês de auditoria. O Guia ESG para Comitês de Auditoria, do Board Leadership Center do Canadá, apresenta análises e considerações práticas sobre a elaboração e a supervisão das informações de sustentabilidade e ESG pela companhia. Além de uma comparação de diferentes regras e padrões internacionais, o material também traz insights sobre os impactos relacionados ao clima nas demonstrações financeiras e na auditoria interna.
 
Leia mais (em inglês)
 
 
Riscos
 
Aumento da incerteza econômica e do custo de vida influenciam percepção de riscos nos países da OCDE
 
Assim como no relatório de riscos do Fórum Econômico Mundial de 2023, o aumento do custo de vida está no topo das preocupações para os respondentes da pesquisa“Risk that Matter”, da OCDE. Cerca de 90% dos entrevistados, em média, responderam estar preocupados com a inflação e 75% estão preocupados com a situação financeira e o bem-estar econômico de suas famílias para o próximo ano. A flutuação dos preços de itens essenciais, como energia e alimentos, aumentaram a incerteza econômica, apesar da recuperação forte do mercado de trabalho pós-pandemia.
 
Leia mais (em inglês)
 
 
 
86ª Mesa de Debates do ACI Institute
Sexta-feira
24
de novembro

09h00 às 12h00
(horário de Brasília)

Participe da 86ª edição da Mesa de Debates do ACI Institute Brasil e acompanhe o lançamento da 18ª edição do estudo “A Governança Corporativa e o Mercado de Capitais”, além de um debate sobre o desafios e as oportunidades no relacionamento do conselho de administração com o CEO.

Evento presencial | dia 24 de novembro

Haverá Welcome Coffee a partir das 08h15.

Faça sua inscrição

Convite pessoal e intransferível, exclusivo para membros do ACI Institute Brasil.
   
4º KPMG Compliance Summit
De terça-feira a quinta-feira
5,6 e 7
de outubro

9h00 às 12h30
(horário de Brasília)

Participe do KPMG Compliance Summit - um evento realizado na semana internacional de combate à corrupção, especialmente dedicado ao debate das boas práticas que envolvem a ética e a transparência na gestão corporativa.

Evento online | dias 5, 6 e 7 de dezembro

Faça sua inscrição
   
 
 
Últimas publicações
  A Governança Corporativa e o Mercado de Capitais - Edição setorial: Bancos e Seguradoras - 1ª edição
  Desafios e Prioridades do Comitê de Auditoria: pesquisa global 2023
  Gerenciamento de Riscos: os principais fatores de risco divulgados pelas empresas abertas brasileiras – 8ª edição
  A Governança Corporativa nas Empresas Familiares Brasileiras
  Conselho de Administração: prioridades para a agenda de 2023
  Comitê de Auditoria: prioridades para a agenda de 2023
 
 
Gostou do conteúdo? A newsletter do ACI Institute é uma publicação quinzenal para membros de conselhos de administração, conselhos fiscais e comitês de auditoria para abordar governança corporativa, gerenciamento de riscos, compliance, auditoria, ESG e outros assuntos relevantes na agenda de órgãos de governança. Clique aqui para se inscrever! Já é membro do nosso grupo do ACI Institute Brasil no LinkedIn?

Acesse, debata e compartilhe com seus pares os temas atuais de governança corporativa, gerenciamento de riscos e compliance. Clique aqui e faça parte!
 
Sidney Ito
CEO do ACI Institute Brasil e Sócio em Riscos e Governança Corporativa da KPMG no Brasil Fernanda Allegretti
Líder do Board Leadership Center Brasil e Sócia-diretora de Mercados da KPMG no Brasil
Clique aqui para acessar o portal do ACI Institute
ou envie um e-mail para acibrasil@kpmg.com.br.
 

ACI Institute e o Board Leadership Center disseminam a importância das boas práticas de governança corporativa. Marque este e-mail como “confiável” ou “não é spam” (veja como: GmailOutlookYahooUOL) para continuar recebendo nossos comunicados e materiais em primeira mão.

 

 

Privacidade & Declaração

Rua Verbo Divino, 1400, Conjunto Térreo ao 801 - Parte, Chácara Santo Antônio - CEP: 04719-911 - São Paulo, SP -
Tel.: 55 (11) 3940-1500.

© 2023 KPMG Auditores Independentes Ltda., uma sociedade simples brasileira, de responsabilidade limitada e firma-membro da organização global KPMG de firmas-membro independentes licenciadas da KPMG International Limited, uma empresa inglesa privada de responsabilidade limitada. Todos os direitos reservados. COM231155

O nome KPMG e o seu logotipo são marcas utilizadas sob licença pelas firmas-membro independentes da organização global KPMG.