Newsletter ACI Institute Brasil
Abril/2024 - 1ª edição
Nesta edição, completando a série de Agendas de Prioridades para 2024, destacamos as Agendas dos Comitês de Remuneração e dos Conselhos de Administração de Empresas Familiares, elaboradas pelo Board Leadership Center da KPMG no Reino Unido e nos EUA, respectivamente.

Também nesta newsletter:

  Relatório Considerações sobre Segurança Cibernética 2024 da KPMG no Brasil aponta oito desafios que devem ser considerados pelos CISOs (Chief Information Security Officer) neste ano
  B3 lança guia para orientar empresas a realizarem levantamento obrigatório de informações sobre diversidade
  Pesquisa Latino Representation on Fortune 1000 boards, elaborada pelo BLC da KPMG nos EUA, mostra que latinos ainda são minoria nos conselhos de administração
  Companhias devem estar atentas aos impactos contábeis ao adotar compromissos de carbono zero

Esperamos que os conteúdos sejam úteis e colaborem com suas atividades do dia a dia. Fique à vontade para compartilhar os materiais com seus pares e outros membros de conselhos e comitês.

Boa leitura!
 
 
 
 
Agendas 2024



Saiba quais temas devem estar nas Agendas dos Comitês de Remuneração e dos Conselhos de Administração de Empresas Familiares ao longo de 2024

Completando a série de agendas de prioridades para 2024, trazemos mais duas publicações que reúnem questões críticas e recomendações a serem consideradas pelos conselhos neste ano. O Board Ledearship Center da KPMG no Reino Unido elaborou a Agenda do Comitê de Remuneração, que aponta o papel significativo que este comitê terá em meio a um ambiente de instabilidade econômica e alta do custo de vida, que demandará um equilíbrio entre cortes de custos e foco na retenção e atração de talentos. Outro destaque é a Agenda do Conselho de Administração de Empresas Familiares, desenvolvida pelo Board Ledearship Center da KPMG nos EUA, que sugere às organizações familiares cuidado na conservação do caixa, adequação do capital e atenção aos desdobramentos de novas regulações relativas à segurança cibernética e ESG, que também podem abranger companhias de capital fechado.

On the 2024 Remuneration committee agenda (em inglês)
 
On the 2024 board agenda: Private company considerations (em inglês)
 
 
Cibersegurança
 
Publicação aponta 8 temas prioritários sobre segurança cibernética para 2024
 
O relatório “Considerações sobre Segurança Cibernética 2024”, elaborado pela KPMG no Brasil, aponta oito tópicos que devem ser considerados pelos CISOs (Chief Information Security Officers) em 2024. Destaque para a conexão entre a segurança cibernética e o ESG, uma vez que clientes, funcionários, fornecedores e demais stakeholders esperam transparência e ética no tratamento e gestão de dados pessoais, além de conformidade e adequação à legislação. Aparecem ainda entre as responsabilidades dos CISOs, o uso da tecnologia de Inteligência Artificial e a modernização da cadeia de suprimentos.
 
Leia mais
 
 
Regulação
 
B3 lança guia para orientar empresas a conduzirem Censos de Diversidade
 
A B3, em parceria com Instituto Locomotiva e iO Diversidade, lança o guia “Mapeando a Diversidade nas Empresas - Desafios e Potencialidade do Censo Corporativo de Diversidade”. A iniciativa auxiliará as empresas a realizarem o levantamento de informações relativas à identidade autodeclarada de gênero, raça e/ou cor, faixa etária e outros indicadores que consideram relevantes a respeito de seus colaboradores e dos integrantes da alta administração. A divulgação desses dados se tornou obrigatória nos formulários de referência, desde o ano passado, a partir da Resolução n° 59 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
 
Leia mais
 
 
Está gostando do conteúdo?
 
Encaminhe essa newsletter para seus pares e outros membros de conselhos e comitês.

Recebeu esse e-mail de um amigo ou conhecido? Assine a newsletter do ACI Institute Brasil* para receber as informações mais recentes sobre o cenário da governança corporativa do país e do mundo.
* O cadastro é exclusivo para membros efetivos de conselhos de administração, conselhos fiscais e/ou comitês de auditoria.
 
 
DE&I
 
Pesquisa aponta que Latinos/Hispânicos ainda são minoria nos conselhos das empresas da Fortune 1000
 
Pesquisa do Board Leadership Center da KPMG nos EUA, em parceria com a LCDA (Latino Corporate Directors Association), mostra que os latinos/hispânicos ainda têm pouca representação nos conselhos de administração das empresas da Fortune 1000. Em 2023, hispânicos/latinos ocupavam apenas 5% das cadeiras dos conselhos, uma porcentagem considerada baixa, à medida que 20% dos residentes dos EUA são de origem latina. No entanto, a quarta edição da pesquisa indica também que houve progresso; em 2019, apenas 2,7% das organizações tinham latinos no conselho. Além disso, quanto maior a companhia, maior a chance de ter um representante latino no conselho.
 
Leia mais (em inglês)
 
 
Tax
 
Saiba como a adoção de compromissos de carbono zero impactam as demonstrações financeiras
 
Através das demonstrações financeiras, reguladores e demais stakeholders
podem conferir se as empresas estão respeitando seu compromisso de carbono zero. Uma dúvida comum que surge entre as empresas é se esses compromissos são considerados passivos financeiros. Por isso, ao assumir tal engajamento, é importante focar nos potenciais impactos contábeis: “A extensão dos detalhes do plano de ação que apoia o compromisso de carbono zero da empresa é crítico na determinação de seus impactos nas demonstrações financeiras, em especial quanto ao momento de reconhecer os passivos relacionados.”, afirma Tiago Bernert, Sócio-líder de Risk Management DPP, na KPMG no Brasil.
 
Leia mais
 
 
 
Webcast - Debunking ESG Myths Impacting Insurance
Quinta-feira
18
de abril

das 13h às 14h
(horário de Brasília)

Evento da KPMG nos EUA abordará os mais recentes desdobramentos do ESG e seus impactos no setor de seguros. Destaque para a regra final de reporte climático da SEC e como ela se sobrepõe à Diretiva CSRD da UE. Participe!

Faça sua inscrição
   
 
 
Últimas publicações
  Conselho de Administração: prioridades para 2024
  Comitê de Auditoria: prioridades para a agenda de 2024
  Controles internos e as deficiências reportadas pelas empresas abertas brasileiras
  Third-Party Risk Management: o papel do Conselho de Administração
  A Governança Corporativa e o Mercado de Capitais - 18º edição
  A Governança Corporativa e o Mercado de Capitais - Edição setorial: Bancos e Seguradoras - 1ª edição
 
 
Gostou do conteúdo? A newsletter do ACI Institute é uma publicação quinzenal para membros de conselhos de administração, conselhos fiscais e comitês de auditoria para abordar governança corporativa, gerenciamento de riscos, compliance, auditoria, ESG e outros assuntos relevantes na agenda de órgãos de governança. Clique aqui para se inscrever! Já é membro do nosso grupo do ACI Institute Brasil no LinkedIn?

Acesse, debata e compartilhe com seus pares os temas atuais de governança corporativa, gerenciamento de riscos e compliance. Clique aqui e faça parte!
 
Sidney Ito
CEO do ACI Institute Brasil e Sócio em Riscos e Governança Corporativa da KPMG no Brasil Fernanda Allegretti
Líder do Board Leadership Center Brasil e Sócia-diretora de Mercados da KPMG no Brasil
Clique aqui para acessar o portal do ACI Institute
ou envie um e-mail para acibrasil@kpmg.com.br.
 

ACI Institute e o Board Leadership Center disseminam a importância das boas práticas de governança corporativa. Marque este e-mail como “confiável” ou “não é spam” (veja como: GmailOutlookYahooUOL) para continuar recebendo nossos comunicados e materiais em primeira mão.

 

 

Privacidade & Declaração

Rua Verbo Divino, 1400, Conjunto Térreo ao 801 - Parte, Chácara Santo Antônio - CEP: 04719-911 - São Paulo, SP -
Tel.: 55 (11) 3940-1500.

© 2024 KPMG Auditores Independentes Ltda., uma sociedade simples brasileira, de responsabilidade limitada e firma-membro da organização global KPMG de firmas-membro independentes licenciadas da KPMG International Limited, uma empresa inglesa privada de responsabilidade limitada. Todos os direitos reservados. COM240407

O nome KPMG e o seu logotipo são marcas utilizadas sob licença pelas firmas-membro independentes da organização global KPMG.